Como fazer um Bumerangue de Madeira de Duas Asas.

Escrito Por: BNW Avaliador Publicado em: Faça você mesmo Data de Criação: 20/05/2017 Acessos: 192 Comentários: 0

Nas imagens mostro um passo a passo de como desenhar de forma simples (não é o correto, mas funciona seguindo uma ordem e com atenção aos detalhes) e construir o seu bumerangue de madeira 2 asas de forma prática e rápida. Lembre-se que após a construção, nada melhor do que um voo teste, para confirmar se tudo foi seguido corretamente.  

Seu bumerangue voou corretamente, meus parabéns!, Valeu seu esforço!.

Caso negativo, o seu bumerangue de madeira 2 Asas não volte, veja as configurações do ataque e fuga, suas concordâncias e ângulos de saída de ar, corrija caso note que esteja criando muito arrasto deixando-o mais delgado, subindo muito reveja angulo de ataque, para deixar iguais as duas asas.  

Vamos fazer um Bumerangue de Duas asas de Madeira?!, ok. Então me acompanhe neste passo a passo, rápido fácil e prático (não é correto esta forma ,mas funciona se seguir a sequência) .. Prepare o Modelo, Caneta e a chapa de Madeira, ideal 4mm, na falta use polímero de 4mm que dará certo, bumerangues maiores que 40 cm de envergadura, use madeira mais espessa, 5 ou 6 mm, Polímeros 4 mm suportam até 40 cm. Vem conosco!:

1º Passo: Desenhe ou cole o modelo sobre a madeira que irá utilizar .. e  aplique o seu modelo seguindo nosso tutorial.

 

2º Passo: Separe o Modelo da placa utilizada deixando uma margem de segurança de ao menos 1 mm , '' Importante '' para obtenção de uma peça de bom aspecto final. 

 

3º Passo: Peça separada, Ajuste o modelo na lixadeira para deixar a peça sem qualquer defeito de corte , a margem de segurança será útil agora para delimitar o ajuste do modelo: 

 

4º Passo: Modelo separado, ajustado ao desenho e sem defeitos do recorte e outros da madeira ou polímero, iniciaremos então a aplicação do futuro shape: 

  

 

5º Passo: Desenho do Shape Pronto, escala conferida, modelo ajustado, Iniciaremos então o Lixamento dos ângulos de ataques e fugas, a visualização de todo o processo neste momento é primordial para um shape perfeito e sem defeitos, pressão da peça contra a lixa, entradas e saidas da maquina tudo leva em consideração para um perfeito shape, a continuidade do desbaste colabora para um menor trabalho de acabamento.

 

6º Passo: Após desbaste do shape totalmente, confira as concordâncias entre ângulos, de maneira que vc não tenha que retocá-las, o desajuste causa defeitos de não retorno , quedas súbitas no voo e até o voo em onda durante o trajeto do Bumerangue:

 

7º Passo: Estando de acordo com o desenho, ângulos conferidos, concordâncias regulares, passaremos então ao lixamento final, iniciaremos com uma lixa grana 80, em todo o modelo para retirar as marcas da lixadeira , e deixar o modelo em conformidade total, aplicação de uma lixa de grana 120, em seguida uma de 220 para deixa-lo liso completamente com vistas já ao acabamento final:

   

8º Passo: Agora Iniciaremos a aplicação da base seladora, para fechamento dos poros da madeira e evitar de aplicar muitas demão de tinta até um resultado satisfatório ''(Os polímeros não utilizam este passo, exceto a aplicação de uma tinta branca para criar um fundo caso o material seja muito escuro, e dificulte a aplicações das tintas finais)'' , e estando aplicado, antes de ir para a píntura final, nada melhor de que efêtuar um voo teste, assim caso seja necessário alguma correção, faça-a agora para não estragar a pintura final, reaplique a base seladora (ou o fundo branco ) e estando seco , agora passe uma lixa 220 (polímeros não necessita este passo) e continue o acabamento com certeza de que seu bumerangue não tem erros crasso de fabricação, shape em desalinho com o desenho  e que irá desempenhar com precisão ao que foi proposto:

 

9° Passo: Você chegou até aqui,  esta com seu bumerangue pronto, Base seladora (fundo branco ) corrigido, lixado e a Satisfação ''Lá em Cima '' por ter conseguido executar um bumerangue bacana?. Chegou o grande momento de fazer seu acabamento final e isso leva a alguma duvida do que fazer: Desenho?, Pintar geral?, Aplicar Adesivos?, bom não importa. Examine a peça e use de bom senso, a Madeira é bonita e tem belos desenhos internos, aplique verniz camada fina , e deixe o natural, a madeira não agradou muito?, uma pintura leve e resolve. E se for aplicar adesivos, nada melhor de que outra lixada agora com lixa grana 600, aplicação de verniz spray generoso, ou pistola de pintura de forma que fique a superfície espelhada, espere secar completamente aplique o adesivo e não deixe bolhas de ar sob, e  finalmente uma nova camada de verniz para não deixar bordas que facilite a remoção e estara pronto seu bumerangue: 

 

Nada melhor do que terminar um bumerangue com alto padrão e estiloso, desta forma , espero ter contribuido com seu aprendizado e te desejo um bom divertimento. Até a próxima aula agora com um bumerangue em três asas, não perca e te espero lá!!.

 

Um Abraço! 

Teixeira Curti

 

 

 

Deixe um comentário

Captcha