A FyF neste vídeo irá ensinar como Regular um Bumerangue de PVC
2 asa para que retorne pra você! Simples, rápido e funciona, veja como!
Uma breve descrição nestas linhas e falarei sobre as regras que compõe as modalidades exploradas quando em uma competição de Bumerangue, quer seja no Brasil Ou em Caráter Mundial, que foram definidas pela USBA (Unit States Boomerang Association ). Tudo começa com a criação da Raia, normalmente em um campo de futebol ou um grande espaço em parques públicos e.. Leia mais abaixo:
Modalidades do Esporte Nestas linhas falarei sobre as regras que compõe as modalidades exploradas quando em uma competição de Bumerangue, quer seja no Brasil Ou em Caráter Mundial, que foram definidas pela USBA (Unit States Boomerang Association ) Tudo começa com a criação da Raia, normalmente em um campo de futebol ou um grande espaço em parques públicos e previamente demarcadas em Círculos que vão diminuindo como se fosse um grande alvo (visto do alto), e o Atleta ou Equipe,a cada modalidade exigida se posiciona no centro deste alvo para a execução de cada etapa conforme o desenvolvimento do campeonato.Foto de Uma Raia As modalidades executadas durante um campeonatos são as seguintes: Precisão, Pegada Rápida, Pegadas Acrobáticas, Pegada de Águia, Chute Bumer (Foot-Catch), Túnel, e Pegada com os Pés, e outras como Aussie Round , MTA, Team Relay. Que são outras das Modalidades, que se as condições Climáticas permitirem e o Tempo de duração do Campeonato permitir serão ou não executadas mediante orientação dos Juízes envolvidos no evento. Abaixo uma descrição das pontuações e como se dará cada prova:
Exemplo * Precisão: O jogador deverá arremessar o bumerangue do centro da raia e fazer com que este pouse o mais próximo possível do centro da raia, distancia de voo de no mínimo 20 metros de distância. A marcação de pontuação será da seguinte forma:
*Precisão; Coloque-se no Centro da raia (mosca ) e faça seu arremesso, o retorno do bumerangue devera ser ao centro da raia e não poderá ser tocado pelo arremessador até a aterrisagem total , e conferido pelo Juiz ,a pontuação se dara desta forma , ao tocar o centro da raia ( caso aterrise nas areas adjacentes seguirá a tabela para pontuação correspondente ) Centro da raia de 02 metros, 10 pontos. Sobre a Linha dos 02 metros = 09 pontos. Raia de 04 metros = 08 pontos. Sobre a linha de 04 metros = 07 pontos. Raia de 06 metros = 06 pontos. Sobre a linha dos 06 metros =05 pontos. Raia de 08 metros = 04 pontos. Sobre a linha dos 04 metros = 03 pontos. Raia de 10 metros = 02 pontos. Sobre a linha dos 10 metros = 01 ponto.
**Pegada Rápida (fast catch) ; Coloque-se no centro da Raia, e no tempo máximo de 60 segundos deverá efetuar 5 pegadas no menor tempo possível, o lançamento do bumerangue deverá atingir a distancia mínima de 20 metros em cada arremesso e não deverá tocar o solo durante o resgate para que a pegada seja validada.
***Pegadas acrobáticas (trick catch): Coloque-se no centro da Raia, essa modalidade consiste em arremessar o bumerangue a uma distância de 20 metros e realizar a pegada de formas diferentes e seguindo uma sequência de lances; I- Utilizando apenas a mão esquerda para pegar o bumerangue = 3 pontos. II- Utilizando apenas a Mão direita para pegar o bumerangue = 3 pontos. III- Duas mãos atrás das costas: a mão Direita e Esquerda serão utilizadas para efetuar a captura do bumerangue por detrás das costas, e após o resgate a transição do movimento por detrás deve continuar para que a pegada seja válida = 3 pontos. IV- Duas mãos por debaixo da perna: Serão utilizadas para capturar o bumerangue por baixo de uma das pernas e após a pegada o movimento de transição por baixo deve continuar para que a pegada seja válida = 3 pontos. V- Águia: Neste arremesso o bumerangue deve ser resgatado “pegando-o por cima” em seu retorno, utilizando apenas uma das mãos como se fosse uma garra de águia ao atingir uma presa = 4 pontos. VI - Chute Bumer (Foot Catch); Neste arremesso o bumerangue deverá estar vindo baixo altura da canela, e ao se
aproximar o atleta devera dar um toque levantando o bumerangue com um dos pés (chuta-lo para o alto) e resgatar o bumerangue com as mãos livres = 6 pontos. VII – Túnel; O Atleta deverá resgatar o bumerangue utilizando as duas mãos por baixo da perna que estiver formando o túnel, e o pé que estiver formando o túnel não deve sair do chão antes da transição do bumerangue por baixo dela = 6 pontos. VIII – Mão por traz das costas: Neste lance deverá ser utilizada apenas uma mão para resgatar o bumerangue e a transição por trás deverá ser completada = 7 pontos. IX – Pegada com uma mão por baixo da perna; utilizando-se de apenas uma das mãos(destro ou canhoto ) e perna correspondente deverá ser utilizada para resgatar o bumerangue e a transição será o bumer passando completamente por baixo da perna utilizada e deve ser completada saída pelo lado oposto = 7 pontos. X - Pegada com os pés: Por ser uma jogada de difícil execução onde o Atleta deverá o utilizar os pés e sem usar das mãos para capturar o bumerangue. O atleta deverá fazer o arremesso e posicionando-se deitado rapidamente para resgatar o bumer fechando os dois pés como uma pinça A validação da pegada, se dará apenas se o bumer não for resgatado utilizando-se das partes da perna acima do joelho. Pés e canela. = 10 pontos. XI - Pegadas Acrobáticas: Utilizando-se de 2 Bumerangues As pegadas desta modalidade são similares ao TricK Catch, mas agora utilizando de dois Bumers ao mesmo tempo. A sequência deverá ser completada com as seguintes sequencias; I- Lançamento e resgate de costas e com Duas mãos atrás das costas e no lance da sequencia Duas mãos por sob a perna. II – Com Mão esquerda livre e sequencia com Chute bumer. III- Com Mão direita livre e Túnel; IV - Com Uma mão atrás das costas e sequencia Uma mão por baixo da perna. V – Pegada de Águia e sequencia com Pegada com os pés. Compondo desta forma uma parte das regras das modalidades envolvidas. Os bumerangues envolvidos devem ser de conhecimento e dominância do competidor uma vez que os tempos e provas valem ponto, e é muito chato se perder no desenvolvimento da prova com um bumer desconhecido alem de perda de tempo e pontos, teste-os antes em cada modalidade para saber seu desempenho e os marque para vc saber quando e onde utilizar cada modelo. Utilize uma mala de campo, com separações e assim vc saberá rapidamente onde esta e para cada qual modalidade é cada peça. (organização neste momento é tudo )
Um Pouco Sobre Modelos e Pontuações nas outras provas
MTA: Ou Muito Tempo no Ar, são bumerangue de diversos desenhos com duas ou três asas ou pseudo asas, utilizado para essa modalidade geralmente mais leves produzidos em chapas de fenol, madeirinhas finas, compósitos de carbono etc.,não retornam para as mãos do arremessador de forma como sabemos sobre bumers convencionais. Tem desenvolvimentos e formatos especiais para que permaneça o maior tempo possível voando e atingem distancia consideráveis,durante uma prova desta natureza, ao arremessar, obriga o atleta a fazer seu resgate onde ele se encontrar durante a queda sem que toque o solo. Dependendo da térmica que ele alcançou irá arrasta-lo e tem de correr atrás para resgata-lo antes de tocar o solo ou sua jogada não tera qualquer valor.
Australian Round (Aussie Round): Nesta Modalidade o atleta poderá obter suas pontuações em uma das seguintes situações ou nas três : distância, pegada e a precisão, em 5 arremessos, podendo atingir 20 pontos por arremesso. Pontos em Aussie Round: Mais de 50 metros = 6 pontos. Dentro dos 40 a 50 metros = 4 pontos. Dentro dos 30 a 40 metros = 2 pontos. Fora dos 30 metros mínimos não pontua. Formas de Pontuação em Aussie Round: I-Raia dos 20 metros = 4 pontos. II-Raia dos 20 e dos 50 metros = 2 pontos. Arremessos acima dos 50 metros não vale pontos por pegada. Nas provas de Aussie Round aplica-se esta tabela de Pontos; I - Raia de 02 metros = 10 pontos. Sobre a linha dos 02 metros = 09 pontos. II - Raia de 04 metros = 08 pontos. Sobre a linha dos 04 metros = 07 pontos. III- Raia de 06 metros = 06 pontos. Sobre a linha dos 06 metros = 05 pontos. IV- Raia de 08 metros = 04 pontos. Sobre a linha dos 04 metros = 03 pontos. V - Raia de 10 metros = 02 pontos. Sobre a linha dos 10 metros = 01 ponto. Na Modalidade de Team Relay, segue do forma diferente, onde cada equipe e atleta tem de fazer um arremesso, sendo o bumerangue resgatado por outro e lançado sucessivamente, até o ultimo atleta envolvido de cada equipe, as pontuações seguem regras próprias e falaremos disso em outra oportunidade. Agora que vc já tem as regras do esporte, monte sua equipe, marque sua Raia e vamos treinar e disputar com outras equipes de sua cidade ou região, portanto, mãos a obra Campeão e Bons Ventos.
Obs: __Como Bumerangue no ar tem voo que muitas vezes dependendo do vento acaba por até mudando a direção quando da chegada, e isso pode eventualmente trazer algum risco para aquelas pessoas que estão iniciando e até para o profissional, nada melhor do que usar um Óculos de Proteção Individual(vulgarmente conhecidos como E.P.I), são produzidos em policarbonato e com design moderno, lentes escuras ou claras e encontrados geralmente em casas de materias para construções a preços muito populares.
Note bem: Não use lentes amarelas em dias de sol, sob risco de danos a sua retina..
Foto 1 Foto 2
E para proteção das mãos nos caso de impactos fortuitos, use uma Luva meio dedo , estas são encontradas nas casa de materiais para ciclistas ou lojas de artigos esportivos. Para as mãos mais sensiveis e de resgate de seu bumer, utilize luvas almofadadas e de dedos completos
Exemplo :
Foto 1 foto 2
Fica a Dica!
Abraços e até a próxima.
Teixeira Curti.
Compilação e Comentários: Teixeira Curti
Dicas Segurança texto; Teixeira Curti, imagens . Google Images.
Fontes : Manual Raia Livre, Usba, e Próprio da FyF.