Guia do Bumerangue

Escrito Por: BNW Avaliador Publicado em: ROOT Data de Criação: 27/04/2017 Acessos: 207 Comentários: 1

 

 Quer praticar o esporte australiano super curioso que é o Bumerangue mais não sabe nada? Leia o Guia do Bumerangue agora,  escolha e compre o seu em nossa loja virtual e saia já treinando 

Olá meus amigos, nesta seção iremos tratar de um assunto que interessa para todos que queira praticar um esporte saudável e em condições seguras.

O Bumerangue!

A primeira regra para que tudo saia perfeito, são os cuidados básicos que você deve tomar ao escolher o local.
 

LOCAL:

Escolha sempre um local seguro para você e para o seu bumerangue, sem arvores, pessoas na linha de arremessos, animais, prédios etc.O local deve ser
amplo, como praias campos, gramados, quadras cobertas ou não, lembre-se em cada local deste existe um bumerangue adequado ao lançamento. 

Procure sempre ter diversos modelos e conheça-os bem antes de efetuar arremessos em cada local, evite sempre usar bumerangues com distancias superiores ao local em que vc esta, os riscos de danos ao bumerangue e as pessoas que estão no local será iminente. Desta forma, antes de qualquer tentativa use o bom senso. Avalie as condições do local sempre!

 

SOBRE O ARREMESSO DO BUMERANGUE:

Fique sempre atento ao efetuar o arremesso e acompanhe sua trajetória até o momento do resgate para que tudo saia perfeito.

Todo bumerangue é produzido de uma maneira que oferece um bom desempenho, assim sendo, evite usar a força para seu lançamento e sim use apenas giro no instrumento. Inicie sempre com um arremesso suave, para que você possa ‘’sentir ‘’ o local e o bumerangue, e ao mesmo tempo fazer as correções necessárias para um bom lançamento.

>>> Siga atentamente os manuais de instruções que o acompanham o bumerangue (Todo Bumerangue da FYF acompanha Manual)’’.
 

COMO JOGAR O BUMERANGUE:


Ao segurar seu bumerangue deixe-o sempre com a face colorida voltada para vc, e a brisa no local sempre tocando seu lado esquerdo,  a face pintada do bumerangue também deverá estar voltada para o lado de onde esta vindo  a brisa.
 Segure-o como se estivesse segurando uma caneta e inclinado como esta barra /  para os destros , desta forma o ângulo de arremesso estará correto. Os canhotos seguram como esta barra  \ com a face colorida também voltada para você.

DESTROS                                                                        CANHOTOS 

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O VENTO:

Prefira sempre os dias com vento suaves e contínuos, é ele quem determinará a direção de retorno de seu bumerangue com segurança.

Para que seja sempre observado a direção e intensidade da brisa/vento no local utilize uma biruta ( uma antena 1m +- ou vareta e sua ponta com algumas fitinhas de plásticos +- 50 cm ). É a primeira providencia para que você se oriente no local com relação ao vento e condições de arremessos que se encontra no espaço que irá utilizar.

FiG 1 Destros:                                                                                Fig 1a Cnhotos:

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CHECKUP FINAL PARA ARREMESSO DO BUMERANGUE

Agora que você está pronto para iniciar seus arremessos, faremos uma ultima checagem!

  • Espaço aberto
  • Sem pessoas ou animais
  • Condições seguras
  • Biruta para indicações das condições de vento no local.

 

PRIMEIROS LANÇAMENTOS

Ao fazer seus primeiros lançamentos, não se preocupe se o bumerangue volta ou não, apenas vá aumentando o giro e observando as regras para que obtenha um lançamento perfeito.  

Conforme aprimora o lançamento do seu bumerangue preste atenção nas regras e vá aumentado o giro até que o bumerangue complete seu percurso programado. O bumerangue voltou? Perfeito! Basta prestar a atenção e treinar os demais movimentos que o bumerangue permite fazer.

Lembre-se cada bumerangue exige um arremesso adequado ao seu tipo e condições de vôo:

 

TIPOS DE BUMERANGUES:

Bumerangue duas asas: Estes geralmente têm um vôo lento e longo, são os chamados tradicionais, asas abertas.

foto 1 

Bumerangue de asas fechadas: Os de asas mais fechadas e ainda duas asas mais popularmente conhecidos como ‘’ V ‘’ mais fechados, resistem mais aos ventos intensos, e suas distâncias em razão destas condições são mais longas ultrapassando facilmente os 40m conforme o modelo. Assim como sua velocidade também é aumentada proporcionalmente pela aerodinâmica aplicada. Eles voam bem em condições de pouca brisa, e na ausência, exige um pouco mais de giro, mas via de regra são bem estáveis no desempenho.

foto 2 

Bumerangues de três asas:  Os bumerangues de três asas ou mais, requerem pouca brisa, mas uma perfeita combinação de ângulos e giro no lançamento para um retorno perfeito. Use a regra da barrinha sempre  / inclinação de 13 horas para os destros e inclinação \ de 11 horas  para os canhotos.

foto 3 

Evite de todas as formas jogar seu bumerangue horizontalmente, ------  sob risco de danos severos em seu bumerangue. Siga sempre os manuais que acompanham cada modelo.
 

PROBLEMAS MAIS COMUNS E SOLUÇÕES:

Abaixo estão relacionados os erros mais comuns durante o aprendizado com o bumerangue, as soluções são bem simples, como descritos abaixo, veja:

Os erros mais comuns nos arremessos de bumerangues, estão relacionados aos fatores:

  • Direção em relação ao vento
  • Altura do lançamento
  • Condições de Vento
  • Giro aplicado
  • E mais importante a Inclinação aplicado ao bumerangue durante os arremessos

- Você pode ter usado pouco giro:


- A inclinação vertical foi muito grande, quando isso ocorre o bumerangue sobe mais que o ideal.
- No quesito altura, o arremesso foi ruim, muito acima da altura dos olhos ou da linha do horizonte.

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- Em relação ao vento, o arremesso foi muito para a esquerda;


- Tente lançar o bumerangue mais a direita use um alvo fictício para o acerto de posição ideal.

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- Na hora do lançamento, o bumerangue foi arremessado em uma inclinação quase horizontal (----) .

Riscos de danos graves ao bumerangue com quebras ou até amassamentos irreparáveis. (Para a maioria dos modelos, a inclinação nao ultrapassa 5 graus ou igual a esta barra  / ).

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- Lançamento muito a direita, volte um grau.

Se mesmo assim ele voltou a sua frente é possível que o vento esteja um pouco forte. Tente outro modelo mais pesado ou na falta destes use acessórios,  como elásticos ou até pesos de chumbo aplicados ao bumerangue, neste caso a até a diminuição da intensidade de giro ajuda a fazer o bumerangue ter um melhor desempenho.

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- Não é preciso tanta força!

A maioria dos bumerangues pedem arremessos com jeito, suavidade e giro.
Diminua a força e aplique apenas mais giro, de forma que ele chegue suavemente em suas mãos.
Caindo antes de você pelo menos 1 metro ou pouco mais aumente o giro, ele completará o percurso adequadamente.

Lembre-se sempre da regra : jeito, suavidade e giro.

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- Isso ocorre quando:

bumerangue é inclinado em ângulo negativo; um canhoto usando um modelo específico para destro e vice versa; o shape está voltado para fora e não para o lado de quem lança ou ainda quando o lançamento é muito baixo ( em direção ao solo), levante mais um grau com relação a linha do horizonte. E verifique se o bumerangue é de destro.

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- Arremesso muito baixo:

Tente lançar o bumerangue em uma linha imaginária na altura dos olhos e à frente. As vezes, ventos moderados permitem arremessos até levemente mais altos, fazendo com que o resultado final seja o bumerangue descendo suavemente por cima como um helicóptero.

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- Um lançamento perfeito:

Com giro suficiente, na altura dos olhos, com direção determinada por um ângulo mínimo de 45 graus em relação ao vento, procure desta forma lançar sempre igual e vc será bem sucedido.

Seguindo estas regras e estando com um bumerangue adequado as condições locais e ambientes, seus arremessos serão perfeitos.Restante é apenas treinamento constante. 

 

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                                           ELABORAÇÃO DE UMA RAIA DE JOGO

A prática de arremessos de bumerangues, como esporte, exige a criação de uma campo plano e com as marcações de uma raia, neste espaço predeterminado faremos a marcação de uma série de círculos que serão usados para medir as distancias atingidas, bem como a precisão dos arremessos. A marcação destes círculos deverão conterem as marcas de 2m, 4m, 6m, 8m, 10m, 12m até os 20m e 30m, 40m e 50m.

Os arremessos serão efetuados a partir do centro da raia (bull eye) ou mosca, ou a partir do círculo de 2 m, os demais círculos neste caso serão utilizados para a marcação das pontuações alcançadas, e o círculo de 20m é usado para assegurar a distancia mínima atingida pelo bumerangue para que os arremessos sejam considerados válidos para competições.

Existem outras marcações que dependendo da modalidade exigidas, requerem espaços entre 60x60 até 120x120m, e muito importante os espaços requerem áreas livres de quaisquer obstáculos como árvores, postes , prédios, pessoas etc.

 

MODALIDADES DE ARREMESSOS - CAMPEONATOS

Precisão ou Accuracy

A prova de Precisão ou Accuracy é efetuada como uma forma de testar a capacidade do jogador em fazer com que seu bumerangue retorne o mais próximo do local do lançamento, ou na mosca (bulls eye). Os jogadores fazem seus lançamentos no centro da raia e em seguida afasta-se da trajetória do bumerangue permitindo-se que assim o bumerangue pouse dentro dos círculos que irão medir a precisão atingida.
 
Nesta modalidade o lançador não poderá fazer o resgate do bumerangue no retorno e sim deixá-lo pousar sobre a raia.
 
Cada arremessador tem 5 lances nas provas oficiais, e na modalidade de Raia Livre chegam 10 arremessos em disputa.
As distâncias atingidas nestas modalidades é de no mínimo 20m, para que os arremessos sejam válidos.

As anotações de pontuação variam de acordo com o local da parada do bumerangue dentro do circulo, ou seja:

Círculo de 2m = 10 pontos, circulo de 4m = 8 pontos, circulo de 6m = 6 pontos, circulo de 8m = 4 pontos, circulo de 10m= 2 pontos.

Para as situações onde o bumerangue pousa sobre a linha de delimitação dos círculos receberá a média dos valores dos dois círculos envolvidos.
Exemplo: A soma de circulo de 2m = 10pontos e circulo de 4m= 8 pontos, somam-se os valores e divide-se 2 sendo ((10+8:2 = 9)). Para os demais círculos seguem-se a mesma regra conforme  a pontuação do local do pouso.   

Enduro ou Fast Catch.
 
Nas modalidades de Fast-Catch ou Enduro a velocidade é o que conta e as velocidades dos bumerangues envolvidos serão altas. Usam-se geralmente bumerangues de três asas.

No Fast-Catch os jogadores precisam totalizar 5 pegadas consecutivas e com menor tempo possível . Cada arremesso é efetuado de dentro da raia de 2 m (bulls eye) e o bumerangue deverá percorrer o mínimo de 20 m para que seja considerado válido.

A prova requer precisão no arremesso por parte do lançador, rapidez no resgate e novo lançamento, uma vez que um arremesso errado fará com que o jogador se desloque até fora do centro (bulls eye) para fazer o resgate do bumerangue e iniciar uma nova jogada, isso fará com perca tempo precioso.

Já na modalidade de Enduro, uma versão de Fast, tem uma duração de 5 minutos e o jogador deverá efetuar durante este tempo o maior numero de pegadas válidas. O primordial neste caso é ter um bom treinamento e conhecer bem o bumerangue envolvido para evitar a perda de tempo em resgates e reinicio dos lançamentos.

A medição de pontos nestas modalidades será pelo numero de pegadas válidas.
              
MTA 

Este Bumerangue geralmente não retorna as mãos do jogador, pois será arremessado mais na vertical e para que ele permaneça voando (flutuando) o maior tempo possível e sua atuação é junto a áreas de térmicas.

Seu desenho mais comum lembra um numero 7, mas já esta existem desenho em outras formas de bumerangues com desempenho cada vez mais excepcional.

Os tempos de flutuação dos novos materiais, dependendo dos arremessadores, têm aumentado consideravelmente e passando do 1 minuto e meio!

Geralmente o bumerangue para MTA é confeccionado em materiais mais leves possíveis como Fenolite, Madeira laminadas e com menos de três mm. Agora com o desenvolvimento de novos materiais, já é possível encontrar peças em Fibra de Carbono com excelente desempenho e acabamentos admirável tal como uma obra de arte.
 
Trick Catch Single e Doubling
  
O Trick Catch testa a habilidade de cada jogador dentro da competição e sua capacidade de fazer pegadas diferenciadas e com dificuldades mais elevadas.

As quantias de pegadas geralmente são em números de 10 arremessos e em seqüência pré-determinadas.

As pegadas determinadas são, por exemplo, atrás das costas, túnel (por baixo das pernas), deitado e com os pés, pegada de águia, entre outras determinadas antes do inicio do jogo. Neste caso a prova é iniciada com apenas um bumerangue (Single).

Após o termino da seqüência inicia então uma nova série, agora usando dois bumerangues (Doubling) ao mesmo tempo. Os arremessos válidos nesta série são considerados se estiverem alcançados os 20 metros da raia, e sua precisão de retorno não é levada em consideração, apenas as seqüências completadas conferem pontos ao arremessador.

Enduro Australian Round ou (aussiea round)

Nesta modalidade esta envolvida algumas características bem peculiares nos arremessos. O jogador pode pontuar, no Resgate (pegada), Distância e na Precisão. 
Sendo 5 arremessos e a pontuação poderá atingir até 20 pontos.

Descrição das pontuações por distancias no Aussie Round.
Acima dos 50 m = 06 pontos 
40 a 50 m = 04 pontos 
30 a 40 m = 02 pontos 
Abaixo dos 30 m=  00 ponto.

Descrição dos pontos por Pegadas em Aussie Round 
Dentro da Raia de 20 m =  04 pontos.
De 20 até 50 m =  02 pontos 
Acima dos 50 m =  00 ponto  
 
Descrição dos pontos em Precisão em Aussie Round.

Nas raias de 2 m = 10 pontos, na linha dos 2m = 09 pontos.
Raias de 4 m =  0 8 pontos, na linha dos 8m = 07 pontos.  
Raias de 6 m =  0 6 pontos, na linha dos 6m = 05 pontos. 
Raias de 8 m =  0 4 pontos  na linha dos 4 m = 03 pontos
Raias de 10m =  02 pontos  na linha dos 10m= 01 ponto 

As demais modalidades, se o tempo permite, os juízes aceitam a realização

E ai, gostou do Guia do Bumerangue da FreeFlyght by Teixeira?

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Grande abraço!

Teixeira Curti

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Comentários

Criado por 2017-05-16 11:54:46 Publicado por her Link
Show de bola, perfeito,nota 10.

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