Como Fazer Seu Bumerangue de Madeira Corretamente - Duas Asas.

Escrito Por: text_none_author Publicado em: Faça você mesmo Data de Criação: 20/05/2017 Acessos: 14621 Comentários: 1

Nas imagens mostro um passo a passo de como desenhar de forma simples (não é o correto, mas funciona seguindo uma ordem e com atenção aos detalhes) e construir o seu bumerangue de madeira 2 asas de forma prática e rápida. Lembre-se que após a construção, nada melhor do que um voo teste, para confirmar se tudo foi seguido corretamente.  

Seu bumerangue voou corretamente, meus parabéns!, Valeu seu esforço!.

Caso negativo, o seu bumerangue de madeira 2 Asas não volte, veja as configurações do ataque e fuga, suas concordâncias e ângulos de saída de ar, corrija caso note que esteja criando muito arrasto deixando-o mais delgado, subindo muito reveja angulo de ataque, para deixar iguais as duas asas.  

                                                                 Partilhando o Conhecimento

"A lenda conta que nos tempos em que os homens viviam de joelhos, sob um céu tão baixo
 que eles quase tocavam o solo, um velho chefe foi matar a sede em um pantano e apareceu dentro d'agua um magnifico bastao reto. De posse do seu novo bastão ele proferiu:

"Com este bastao, eu repelirei o céu e nós viveremos enfim de pé!", disse o velho ancião da tribo.
Após fazer isso, e assim libertar os homens das suas opressões, ele constatou que seu bastão, todo curvo, não lhe seria mais útil ele o arremessou para longe. 

Mas para a sua surprêsa o bastão voou e voltou para ele. Ele repetiu o gesto e achou isso divertido. Nascia assim o bumerangue."

Então agora lhe faço o convite :

Vamos fazer seu Bumerangue de Madeira Corretamente - Duas asas ?, Ok. Então me acompanhe neste passo a passo, rápido fácil e prático (funciona muito bem desde que siga a sequência) .. Prepare o Modelo (outline), Caneta e a chapa de Madeira, ideal 4mm, na falta use polímero de 4mm que dará certo, bumerangues maiores que 40 cm de envergadura, use madeira mais espessa, 5 ou 6 mm, Polímeros 4 mm suportam até 40 cm. Vem conosco!:

1º Passo: Desenhe ou cole o modelo de seu bumerangue sobre a madeira que irá utilizar .. e  aplique o modelo seguindo nosso tutorial.

 

2º Passo: Separe o Modelo da placa utilizada deixando uma margem de segurança de ao menos 1/2  a 1 mm. ''                                     

2a-Importante observar o corte com cuidado  '' para obtenção de uma peça de bom aspecto final e ter menos trabalho para executar seu shape. 

 

3º Passo: Ao cortar a peça atente para deixar uma margenzinha de 1/2 a 1  mm para segurança do modelo e ter área de trabalho no shape e lixamento.                                                                                                               

3a- Peça separada, Ajuste o modelo na lixadeira para deixar a peça sem qualquer defeito de corte , a margem de segurança será útil agora para delimitar o ajuste do bumerangue : 

 

4º Passo: Modelo separado, lixado e ajustado ao desenho e sem defeitos do recorte e outros da madeira ou polímero, iniciaremos então a aplicação do futuro shape conforme figuras abaixo: 

  

 

5º Passo: Desenho do Shape Pronto, escala conferida, modelo lixado e ajustado e sem defeitos.     

5a Iniciaremos então o Lixamento dos ângulos de ataques e fugas, a visualização de todo o processo neste momento é primordial para um shape perfeito e sem defeitos, exerça uma suave pressão da peça contra a lixa, atenção nas entradas e saidas da maquina tudo leva em consideração para um perfeito shape, a continuidade do desbaste colabora para um menor trabalho de acabamento.

 

6º Passo: Após desbaste do shape totalmente, confira as concordâncias entre ângulos, de maneira que vc não tenha que retocá-las, o desajuste causa defeitos de não funcionar , não obter o retorno desejado , quedas súbitas no voo e até o voo em onda durante o trajeto do Bumerangue:

 

7º Passo: Estando de acordo com o desenho, ângulos conferidos, concordâncias regulares, passaremos então ao lixamento final, iniciaremos com uma lixa grana 80, em todo o modelo para retirar as marcas da lixadeira , e deixar o modelo em conformidade total, aplicação de uma lixa de grana 120, em seguida uma de 220 para deixa-lo liso completamente com vistas já ao acabamento final:

   

8º Passo: Agora Iniciaremos a aplicação da base seladora, para fechamento dos poros da madeira e evitar de aplicar muitas demão de tinta até um resultado satisfatório ''(Os polímeros não utilizam este passo, exceto a aplicação de uma tinta branca para criar um fundo caso o material seja muito escuro, e dificulte a aplicações das tintas finais)'' , e estando aplicado, antes de ir para a píntura final, nada melhor de que efêtuar um voo teste, assim caso seja necessário alguma correção, faça-a agora para não estragar a pintura final, reaplique a base seladora (ou o fundo branco ) e estando seco , agora passe uma lixa 220 (polímeros não necessita este passo) e continue o acabamento com certeza de que seu bumerangue não tem erros crasso de fabricação, shape em desalinho com o desenho  e que irá desempenhar com precisão ao que foi proposto:

 

9° Passo: Você chegou até aqui,  esta com seu bumerangue pronto, Base seladora (fundo branco ) corrigido, lixado e a Satisfação ''Lá em Cima '' por ter conseguido executar um bumerangue bacana?. Chegou o grande momento de fazer seu acabamento final e isso leva a alguma duvida do que fazer: Desenho?, Pintar geral?, Aplicar Adesivos?, bom não importa. Examine a peça e use de bom senso, a Madeira é bonita e tem belos desenhos nos veios internos, aplique verniz camada fina , e deixe-o ao natural, a madeira não agradou muito?, uma pintura leve e resolve. E se for aplicar adesivos, nada melhor de que outra lixada agora com lixa para madeira bem fina de grana 600, aplicação de verniz spray generoso, ou pistola de pintura de forma que fique a superfície espelhada, espere secar completamente aplique o adesivo e não deixe bolhas de ar sob, e  finalmente uma nova camada de verniz para não deixar bordas que facilite a remoção e estara pronto seu bumerangue

 

Nada melhor do que terminar um bumerangue com alto padrão e estiloso, desta forma , espero ter contribuido com seu aprendizado e te desejo um bom divertimento. Até a próxima aula agora com um bumerangue em três asas, não perca e te espero lá!!.

Obs: Como Bumerangue no ar tem voo que muitas vezes dependendo do vento acaba por até mudando a direção quando da chegada, e isso pode eventualmente trazer algum risco para aquelas pessoas que estão iniciando e até para o profissional, nada melhor do que usar um óculos de Proteção Individual (Oculos E.P.I) fator de proteção UV, são produzidos em policarbonato e com design moderno, resistentes e com lentes escuras ou claras e normalmente encontrados em casas de materiais para construções a preços muito populares. Prefira os de Policarbonato são super resistentes.

Note bem: Não use lentes amarelas em dias de sol, sob risco de danos a sua retina.. 

Foto 1           Foto 2 

E para proteção das mãos nos caso de impactos fortuitos, use uma Luva meio dedos almofadada na mão de arremesso canhoto ou destro , importante manter o 'grip' (vide figura abaixo) , estas são encontradas nas casa de materiais para ciclistas ou lojas de artigos esportivos com as mais variadas marcas e preço.  Para as mãos mais sensiveis e de resgate de seu bumer,  utilize luvas almofadadas e de dedos completos. A recomendação para uso de uma luva meio dedo, é devido a facilidade de segurar o bumerangue no momento do arremesso , uma vez que vc terá firmeza ao segurar seu bumer e sem escorregar dos dedos. Exemplo vide foto 1 e  foto 2 para a mão de regate :

Foto 1  foto 2

 

 Fica a Dica! 

 Se achou bacana esta dica e  ainda assim quer comprar um bumerague de madeira , lindão , assinado e exclusivo como este ''Tork I madeira''  : 

foto   Visite minha loja :

https://www.boomerangs.com.br/bumerangues/bumerangues-de-madeiras-diversas-asas

 

Visite aqui , para fazer seu bumerangue de tres asas: 

foto 

https://www.boomerangs.com.br/blog/como-fazer-um-bumerangue-de-madeira-corretamente-tres-asas

Deixe seu comentário, sugestão , ou mande-nos uma foto de seu bumerangue produzido seguindo nosso tutorial.

Assine nosso canal no Youtube fique sabendo em primeira mão de tudo que produzimos para seu prazer de voar livre:

https://www.youtube.com/channel/UC0eyyAWAc0ihvalKL14RMYw  (FreeFlyght Bumerangues ) 

Um Abraço! 

Teixeira Curti

_____________________________________________<^>v<^>v<^>v<

 

Gostou destas dicas e não tem tempo de fazer o seu exclusivo? __Compreendo.
Eu sugiro que veja as + de 150 opções de Bumerangues em minha loja virtual 
e escolha um especial de madeira para você agora!