Como Fazer Um Bumerangue De Madeira Corretamente - Três Asas

Escrito Por: text_none_author Publicado em: Faça você mesmo Data de Criação: 08/08/2019 Acessos: 6253 Comentários: 0

Agora que você ficou expert na confecção de seu bumerangue de Madeira Duas asas, vamos fazer um bumerangue de madeira e três asa?

Nas imagens abaixo mostro  como fazer um bumerangue de madeira  passo a passo, e como desenhar utilizando-se de um molde previamente escolhido e executar um shape de forma simples seguindo o procedimento conforme as fotos.

Uma recomendação_ Não é o correto, mas funciona seguindo a ordem com atenção aos detalhes e construir o seu bumerangue de madeira de forma prática e rápida . Vem comigo!

 Como fazer um Bumerangue de Madeira - Trê Asas

Agora que você ficou expert na confecção de seu bumerangue de duas asas, vamos fazer um bumerangue de madeira de três asas!

Nas Imagens abaixo mostro um passo a passo de como desenhar de forma simples com um modelo prévio e executar o shape de forma simples e sem complicações .

Desenhando e fabricando seu bumerangue de Madeira Três Asas- Siga os Passos

Então vamos começar, você vai precisar de:

. Molde

. Caneta preta ou azul

. Chapa de madeira ou polímeros de 4 mm

. E mãos na massa, Ops! digo mãos a Obra!!

1º Passo: Faça o contorno (desenho do seu modelo escolhido) com cuidado e segure firme para não sair do lugar , assim evita riscos duplos que podera confundir no momento de se fazer seu shape.

foto 1

2º Passo : Confira se não ficou alguma falha no desenho e o substrato escolhido, caso sim ''retoque''

foto 2

3º Passo : Iniciaremos agora o recorte do seu bumerangue escolhido e com cuidado , ao usar a tico-tico utilize uma serra de corte fino, (a melhor lamina é as recartilhadas, executam um corte limpo e sem estragar a madeira .(ao comprar as serras , solicite do vendedor láminas recartilhadas , ele mostrará , ela é lisa e sem travas na lateral da lámina ) é ideal para cortes de precisão e pequenas peças de artesanato de maneira geral. Nos polímeros, utilize uma serra de dentes médios, para separar o material... As láminas recartilhadas conseguem fazer isso sem dificuldade e mantenha o ritmo para não voltar a soldar a peça no substrato.

3a- importante deixar uma margem de segurança entre o corte e o risco de pelo menos 1/2 a 1 mm para facilitar o ajuste do bumerangue no processo de lixamento ou de utilizar-se de ferramentas elétricas (fresas de borda), assim vc preserva o desenho de forma correta para os demais procedimentos. 

Utilize a máquina para executar o corte sem empurrar, deixe-a deslizar cortando o material suavemente, cuidado com os dedos mantenha afastado da linha de corte e preste atenção, evite acidentes desnecessários.

foto3

4° Passo: Bumerangue separado da chapa, margem de segurança em condições e sem defeitos , chegou o momento de se fazer uma limpeza no desenho para a aplicação do desenho do shape ( as máquinas de fresas utilizam modelos previamente preparados e seguem o processo da usinagem da madeira)

foto 4

4a - Execute a limpeza do desenho de seu bumerangue, tenha cuidado ao contornar a lixa no substrato, vá com calma, observe os movimentos, pois será ideal ter uma noção deles ao executar o shape posteriormente. Uma vez que estará se preparando para fazer três shapes (um a cada asas) e concordar todos eles necessitará de um pouco mais de atenção para não perder as linhas de seguimento de desbastes do shape. 

foto 4a

5º Passo : Faremos agora a inserção do desenho do bumerangue escolhido e que será lixado (nas fresas estara pronto agora para a aplicação do segundo shape, de fuga) observe atentamente as inclinações que deverá ter cada trecho e na passagem das transições de ângulos de ataques para fugas ..Isso é importantíssimo para um bom desempenho do bumerangue e facilitar os ajustes posteriores, lembre-se fazer um bumerangue artesanal é diferente de um Bumerangue Industrializado Injetado, onde se aperta apenas um botão e estará tudo pronto. No artesanato vc estará no controle total do processo, da escolha do material até o produto final  e a atenção nos detalhes é a garantia de sucesso e valorização do seu trabalho e o sucesso do projeto.

foto 5 foto 5a

 

6º Passo: Desenho do shape aplicado, medidas dos ângulos ajustados, blanck ajustado e sem defeito na madeira .

Chegou a hora de ir para os desbastes dos ângulos de ataques e fugas.

Inicie fazendo os ângulos de ataques , que são arredondados e seguindo a linha previamente marcada e tendo o cuidado de manter a regularidade de desbaste, atenção neste momento e deixe a mão firme na lixadeira , procure apoiar um dedo no tampo da mesa , até faça um avanço da mesa se ficar inseguro  de forma que mantenha a mão firme (depois com o tempo e prática , retire o suporte temporário), esta opção é para garantir a firmeza de que não sairá da linha traçada e e ainda para manter as mão longe do disco de lixa , além de executar apenas os movimentos necessários de virar a peça no local e garantir a regularidade da curvatura em toda a extensão da asa.  

foto 6 foto 6a

 

7º passo : Abaixo, shape do bumerangue pronto, passaremos agora para a parte do acabamento com uma lixa grana 80, ideal para retirada das marcas da lixadeira e e deixar regularizado toda a superficie do Bumerangue, execute uma lixada agora com lixa grana 180,  com vistas já na preparação da finalização. Retire com um pano úmido ( não molhado) todo o pó da peça aguarde alguns segundo e repita a operação de lixamento com grana 220 e novamente retire o pó acumulado , observe se não ficou áspero e retoque a região. Este procedimento facilitará e muito na finalização e aplicação das tintas e vernizes finais.

8º Passo; Acabamento com lixas grana 60, limpeza da peça , e ajustes do shape , lixa grana 80 preparação da superfície para o acabamento e retirada de eventual defeitinhos existente na madeira, grana 120 pós aplicação da primeira demão de seladora na proporção de 40 %thinner x 60% seladora  com vistas a finalização ,

 

foto   foto 

Cabe aqui fazer um teste de voo se tudo esta correto e não há necessidade de retoques no shapes, caso sim , repita parte do processo de acabamento , lixa, reaplique uma segunda demão de seladora e continue o processo final .

9º Passo; Agora que seu bumerangue esta pronto , seladora aplicada , voo de teste executado e finalizado nada mais para fazer , vamos ao passo seguinte

*** Observe se esta tudo correto , superfície lisa e sem asperezas, corrija com uma lixa grana 220 , poros selados e prontos , nada mais a fazer ..Vamos a pintura final. Aplicação de um fundo branco (para casos de madeiras e polímeros de cores escuras), para que as cores fiquem homogêneas na superfície da peça. 

foto    foto 

 

10º Passo : Agora que o fundo branco esta aplicado sobre a madeira e os polímeros escuros também , passaremos á pintura final .

Aplique as cores claras primeiro e depois as escuras mantendo uma regularidade na movimentação da mão e da pistola ou spray, para que não fique manchado e tenha de refazer a pintura , Use uma marca de tinta boa , para garantir um acabamento excepcional, lembre-se usar cores e vernizes da mesma marca, para compatibilidade, as misturas de marcas de tintas e vernizes costumam causar um craquelamento no acabamento final e ficando ruim caso o resultado não seja este o esperado.

Desta forma e se busca um acabamento perfeito , atente para todos os detalhes de acabamento, lixas , seladoras , tintas e vernizes, use equipamentos de proteção como máscaras anti vapores , óculos e ambientes ventilados. Segurança e sua saúde é tudo.

Aplique as cores desejadas , as artes e finalize tudo com a cobertura do verniz e estará pronto seu bumerangue,

foto foto

 Foto da Peça Final :

 

 

Espero que tenha sido bem ilustrativo, e gostado do passo a passo , se caso houve alguma falha ou que tenha melhoramentos que o amigo saiba e queira compartilhar , escreva no formulário abaixo e envie-me , terei imenso prazer em executar qualquer correção para ajudar outras pessoas a terem bons êxitos em seus projetos .

Pessoal.. Um Assunto Sério .Leia abaixo:

Obs: Como Bumerangue no ar tem voo que muitas vezes dependendo do vento acaba por até mudando a direção quando da chegada, e isso pode eventualmente trazer algum risco para aquelas pessoas que estão iniciando e até para o profissional, nada melhor do que usar um óculos de Proteção Individual (Oculos E.P.I) fator de proteção UV, são produzidos em policarbonato e com design moderno, resistentes e com lentes escuras ou claras e normalmente encontrados em casas de materiais para construções a preços muito populares. Prefira os de Policarbonato são super resistentes.

Note bem: Não use lentes amarelas em dias de sol, sob risco de danos a sua retina.. 

Foto 1            Foto 2 

E para proteção das mãos nos caso de impactos fortuitos, use uma Luva meio dedos almofadada na mão de arremesso canhoto ou destro , importante manter o 'grip' (vide figura abaixo) , estas são encontradas nas casa de materiais para ciclistas ou lojas de artigos esportivos com as mais variadas marcas e preço.  Para as mãos mais sensiveis e de resgate de seu bumer,  utilize luvas almofadadas e de dedos completos. A recomendação para uso de uma luva meio dedo, é devido a facilidade de segurar o bumerangue no momento do arremesso , uma vez que vc terá firmeza ao segurar seu bumer e sem escorregar dos dedos. Exemplo vide foto 1 e  foto 2 para a mão de regate :

Foto 1  foto 2

 

 Fica a Dica! 

 Se achou bacana esta dica e  ainda assim quer comprar um bumerague de madeira , lindão , assinado,  como este '' Dreamer''  ou outros modelos  com desenhos exclusivos:  . Visite minha loja clique no link abaixo ::

Visite a loja clique aqui : :

https://www.boomerangs.com.br/bumerangues/bumerangues-de-madeiras-diversas-asas

 

E visite aqui , para fazer seu bumerangue de duas asas:: 

foto 

https://www.boomerangs.com.br/blog/como-fazer-seu-bumerangue-de-madeira-corretamente-duas-asas

 

Deixe seu comentário, sugestão , ou mande-nos uma foto de seu bumerangue produzido seguindo nosso tutorial.

Assine nosso canal no Youtube (deixe seu like ) fique sabendo em primeira mão de tudo que produzimos para seu prazer de voar livre:

https://www.youtube.com/channel/UC0eyyAWAc0ihvalKL14RMYw  (FreeFlyght Bumerangues ) 

Um Abraço! 

Teixeira Curti